TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 22 de novembro de 2016

22.- Pingos e respingos




Ano
 11
Em www.professorchassot.pro.br Livraria Virtual está
Das disciplinas à indisciplina
EDIÇÃO
 3227

Ainda não assimilei, em sua essência a estada em Boa Vista, objeto da edição anterior e amanhã já viajo à Manaus. Para, ainda fruir Roraima, faço esta edição com dez pingos e respingos roraimenses.
1.- Venezuela: O que mais me impressionou nesta estada (talvez a sétima ou oitava) desde a primeira há seis anos é o êxodo de venezuelanos de seu país e a afluência a Roraima em busca de alimentos e de emprego. São cerca de 30 mil, nos últimos seis meses, os venezuelanos que chegaram a Roraima. Há casos dramáticos. Um estudante de medicina que agora passa até 15 horas por dia em sinaleiras vendendo água e limpando para-brisas de carros. Um colega que me levou a uma escola, contou que sua empregada doméstica era professora universitária na área de Direito na Venezuela. Nos restaurantes em que estive em quatro dias, em sua maioria fui atendido por venezuelanos. Há muitos indígenas entre os migrantes e o aumento da prostituição é significativo.
2.- XXIV Feira Estadual de Ciências de Roraima foi a atividade que me levou à Boa Vista que aconteceu de 17 a 19 de novembro de 2016, no muito bonito Parque Anauá. Nesta edição a Feira teve o mote da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia: "Ciência alimentando o Brasil”. Por questão de agenda tive que resumir a uma pequena visita, conhecendo apenas alguns das quase duas centenas trabalhos apresentados por estudantes da educação básica roraimense, da rede privada e, principalmente, rede pública, tanto da capital Boa Vista como do interior do Estado, inclusive de comunidades indígenas, da educação infantil ao EJA. O mais significativo para mim foi ter aprendido uma proposta para jardim/horta, explorando o fototropismo, que já me apresso a realizar em minha casa.
3.- Escola de Ensino Médio Diva Pinto. Na manhã de quinta-feira fui a uma escola em um bairro distante cerca 20 km do centro. Lá fiz a palestra “Assestando óculos para ver o mundo” a significativo grupo de professoras e professores e a alguns estudantes. Esta escola entra ternamente em minha história por outro motivo. Levara a Roraima um único exemplar do Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto, pois o mesmo está quase esgotado e este foi adquirido pela merendeira da escola. Comovo-me.
4.- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR foi uma das significativas visitas que fiz na manhã de sexta catalisada pelo Alexandre, mestrando da UERR. Fiz então uma palestra envolvendo discussões acerca da comparação de religião e Ciência, para docentes e discentes. Fiquei surpreso com a qualidade das instalações e com os significativos cursos que se oferece as diferentes etnias indígenas. Sou muito grato ao Prof. Dr. Jonildo Viana dos Santos pelo almoço e também por me brindar com uma coletânea de livros produzidos pela instituição, incluindo um dicionário macuxi.
5.- Minicurso: A Arte de escrever Ciência com arte foi a atividade mais extensa que me envolveu nesta estada em Boa Vista. Nas tardes de quarta e quinta ministrei mais de seis horas de curso no qual participaram cerca de meia centena de docentes e discentes. O significativo que na abordagem dos tópicos previsto fiz muitas notas de rodapé e estas, segundo alguns participantes foram tidas como o mais apreciado da atividade.
6.- Para formar Jardineiros para cuidar do Planeta foi a palestra que proferi na tarde de sexta-feira na UERR inserida nas atividades da Feira de Ciências. Ao lado da trazida de aspectos acerca de uma educação ambiental, usei partes da Encíclica Laudato si’ do papa Francisco, adequadamente contextualizada em tempos em que alguns cardeais conservadores contestam as posturas do ‘papa comunista’.
7.- Entrevista na Rádio Tropical FM de Boa Vista à Jornalista Consuelo Oliveira no começo da tarde de quarta, em um programa muito descontraído onde reavivei sonhos de minha infância onde gostava de ‘brincar de rádio’. Surpreendeu-me a beleza dos estúdios e encantou-me as atenções da professora Elena Fioretti em ciceronear-me.
8.- Uma roda viva de amigos se monta em cada uma destas muitas viagens. Desta vez, por nos encontramos enquanto visitantes, a cada almoço e cada janta, com os locais parece que se adensavam mais o benquerer. Colegas que conhecêramos ali, na despedida pareciam que estávamos junto há muito e hoje são saudade. Só destaco três entre tantos, pois me ensinaram muito e encantaram-me com suas ações em busca de um mundo mais justo: Jonas, com sua prometeica barca das letras e a dupla fraterna formada pelo querido Diretor Anderson Quack e a Produtora Liz Oliveira. Obrigado à Ivanise Rizzatti, a catarinense que se fazendo roraimense sabe catalisar amizades.
9.- Uma banca de esfrangalhar o coração foi aquela que ao final da tarde me envolveu. Já participei de dezenas de bancas, mas a qualificação do Ricardo Daniell Preste Jacaúna, um negro, cego e cadeirante propondo tecnologias assistivas para ensinar Química a surdos certamente será insuperável nas emoções que me ofereceu. Obrigado Ivanise por envolver nesta banca e obrigado ao colega Hector por ser sempre parceiro.
10.- Quase exigindo adicional de insalubridade. Se já me ufanei de ter como vizinho de apartamento um rei (o da Suécia) no mesmo hotel onde me hospedava, desta vez cheguei a temer pela minha segurança, pois certo milico, candidato a presidente da república, andava por lá e seus seguranças, com camisas pretas ostentando em letras brancas apoio ao se candidato me assustaram, pois pareciam uma matilha de buldogues. Afinal não há só flores em nossas caminhadas.

4 comentários:

  1. mestre, por acaso estavas com a vacina antirrábica em dia? Sabe como é, esse "vizinho" baba, espuma pela boca e vocifera coisas sem nexo, qual cão hidrófobo...Creio que os seguranças não pareciam buldogues, pelo jeito eram os próprios! Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Guto!
    Realmente vivi perigo de morte.
    Imagina aqueles truculentos contra alguém que só usa a palavra, inaudível a monstros.
    Obrigado pela sugestão antirrabica

    ResponderExcluir
  3. Degustando os "pingos e respingos" no momento em que relembro os ideais transformados em ações do mito Fidel me fortalece a possibilidade de um horizonte, em que um Outro Mundo (leia-se Modo de Vida ) é necessário!!!
    Saudades

    ResponderExcluir
  4. Seja sempre muito bem vindo ao extremo Norte do Brasil. Foi uma grande satisfação tê-lo por aqui. Volte sempre. Um abraço.
    Prof. Jonildo Viana - Insikiran / UFRR.

    ResponderExcluir