TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

07.- AGORA UM 7.3 AGRADECIDO



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2289
À meia-noite, quando o celebrado 6 de novembro terminava, chegava de Lajeado, trazido com competência pelo senhor Gilmar, em uma viagem de quase duas, onde os “Diálogos da Pedagogia” na Univates parecem ter sido frutuosos. Às 13h, numa viagem ônibus de seis horas (inicialmente prevista para às 00h30min, parto para Tubarão, em SC.
Para estes dias, em função destes 11 dias consecutivos de viagem, anunciava que este blogue seria de amealhar reminiscências e este primeiro dia, por ser um dia natalício, foi prenhe de emoções.
Estas começaram no limiar da data festiva, com um querido diálogo Aalborg/Porto Alegre, para logo a seguir, iniciar uma quase torrente de mensagens no Facebook. Estas se sucederam, literalmente, por 24 horas. Não consegui contar quantas. Acredito que não exagero se estimar em três dezenas (há um registro que 259 ‘amigos’ publicaram na linha do tempo, mas há outras mensagens).
Depois de extasiar-me com números, convenço-me que não há motivos para ufanismo, pois as mensagens são de menos de 20% dos 1603 amigos. Mas, considerei cada mensagem, mesmo que contivesse apenas um lacônico ‘parabéns’ ou aquelas carinhosamente elaboradas com evocações de encontros distantes, como carinhosas provas de bem querer. O mesmo vale para as floreadas com diferentes artifícios como músicas, balões, charges...
Tive em muitas emoções fortes como a de um aluno de 1966, do Colégio Israelita, de um ex-colega do Instituto de Química da UFRGS, de uma orientanda de tempos distantes, de uma aluna de agora.
Algo que me impressionou foi o número de mensagens com um ‘flavor’ religioso, pedindo a proteção divina, todas com etiqueta monoteísta.
Assim, aqui e agora, há que agradecer as emoções que fui brindado ontem nestas mensagens do Facebook. Adite-se telefonemas, mensagens de texto no celular, correios eletrônicos e acarinhamentos, onde destaco os ‘Parabéns a você’ cantados ao telefone pela minha neta Maria Clara, pela Julia e Benjamin de Paris, pelo auditório que ouviu a minha palestra à noite na Univates e pelos meus familiares ao chegar na minha casa para almoço, que me fez marejado. Neste ágape algo gostoso foi a co-participação da Gelsa à sobremesa, desde Aalborg, falando (vendo e sendo vista) pelos nove que estavam em Porto Alegre.
Sou grato a professora Angélica, que encerrou sua apresentação à palestra na Univates, citando excerto do blogue de ontem: “Mesmo que há muito esteja qualificado como idoso, são estes fazeres que catalisam uma resistência a este status. Ao ser perguntado o que eu ganho com isso, há resposta: vida.”  
Esta noite na Unisul — no segundo dia do périplo —, em Tubarão assisto a abertura do XIX Encontro da SBQSul, evento com mais de mil participantes, onde tenho uma palestra amanhã pela manhã.

3 comentários:

  1. São merecidas manifestações de carinho. O apelo religioso demonstra o quanto é grande o zêlo que todos temos pelo Mestre Chassot.

    Boas Sendas!


    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro Chassot!
    Mesmo um dia passado, não me olvidei de teu natalício neste 06 de novembro, pois o celular marcou pela manhã "Niver Chassot". Espero que as mensagens tenham trazido o prazer de saber o quanto és querido por tudo que significas para todos nós, que contigo convivemos e aprendemos muito. Grande abraço - JB

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Existe aquele insano que tenta
    Também quem tem mais de sessenta
    Todos querem lá chegar
    Mais anos querem festejar
    Mas você Chassot, passou dos setenta.

    ResponderExcluir