TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 29 de janeiro de 2012

29.- DOIS FILMES PARA DESEJAR UM BOM DOMINGO


                                                 
Ano 6 ***   www.professorchassot.pro.br    *** Edição 2006
Em mais de 2 mil edições neste blogue poucas vez comentei filmes. Mesmo sendo um gênero artístico que me encanta, nunca me julguei com expertise para comentar cinema. Aliás, peco pela inveja, dita santa, ao ver a habilidade de alguns comentaristas.
Mas este último fim de semana foi de bons filmes e na busca de assunto para uma enxuta blogada dominical, compartilho com meus leitores algumas fruições. Fui um pouco pirata no roubo de alguns comentários.
Ontem, saímos para ir a uma sessão às 12h. Não vou reprisar a tese do quanto se arrumar para sair tem um plus sobre a opção de acomodar-se em casa em detrimento da tela grande.
Parece que ir cinema ao meio dia tem certa transgressão. Esta foi premiada. Encantamo-nos com Os Descendentes — um belo exemplo de como fazer bom cinema usando o cotidiano das pessoas como matéria-prima. Honesto e realista consegue fazer rir e chorar sem recair nos lugares-comuns típicos dos filmes do gênero drama familiar. O filme que estreou no Brasil nesta sexta-feira ao lado destas emoções tem algo mais: uma fotografia do Havaí — que nos faz desejar visita-lo — e uma música com canções folclóricas havaianas sensacional.   Merecidamente foi o vencedor do Globo de Ouro 2012 de Melhor Filme/drama e de Melhor Ator para George Clooney. Só uma recomendação: há um muito bom filme estreando.
Mas dedico espaço maior para um filme que assistimos na noite de sexta-feira: Minhas Mães e Meu Pai Título original: The Kids Are All Right / Lançamento: 2010 (EUA) / Direção: Lisa Cholodenko /Atores: Julianne Moore, Annette Bening, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson / Duração: 106 min / Gênero: Comédia Dramática
Minhas Mães e Meu Pai – raro caso em que o título brasileiro soa melhor e mais honesto que o original – é destas pequenas pérolas que, vez por outra, encontramos pelo caminho.
Sua história é centrada em cinco personagens, cada qual minuciosamente construídos. Nic (Annette Benning) e Jules (Julianne Moore) formam um casal de lésbicas que fizeram inseminação artificial com sêmen de um mesmo doador e tiveram dois filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson).
Assim que a filha mais velha completa 18 anos, Laser a convence a procurar o doador do sêmen usado na inseminação de ambos. A introdução de Paul (Mark Ruffalo) na família aparentemente tão bem constituída será delicada e as mães terão que colocar na balança todos os problemas, para saber se o doador é ou não bem-vindo como o pai das crianças.
O arco dramático formado não é em nenhum momento abandonado pela diretora Lisa Cholodenko,   que transformou o ótimo roteiro num filme delicioso de ser assistido; divertido em seu primeiro ato e dramático na sequência. Uma história especial, sensível e inteligente. As relações das duas mulheres, evidentemente, ficam cada vez mais complicada quando Jules se envolve-se com Paul.
'Minhas Mães e Meu Pai' foi considerado pelos críticos do Festival de Cinema de Berlim a sensação do evento. A comédia com temática GLS é dirigida pela estadunidense Lisa Cholodenko — que é homossexual —, responsável pela direção de episódios das séries "The L World" e "Six Feet Under".
Assim falei entusiasmado de duas pérolas da sétima arte. Adito votos de um bom domingo. A Gelsa e eu temos planos de repisar um ‘ver filme no cinema’ hoje.

5 comentários:

  1. Caro Chassot,
    "Os descendentes" já estava na minha lista de filmes a assistir, agora ficou no topo. Quanto ao outro, ainda não sei se vou ou não assisti-lo, em todo caso, obrigado pelas dicas e bom domingo, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Prezados amigos,

    A coluna Haicais de Domingo(http://poetasdemarte.blogspot.com)parece não estar atualizando.

    Visite-nos mesmo assim. A entrevista dessa semana é com Raul Motta.

    Desde já agradeço a presença de vocês!

    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  3. Chassot,

    obrigado pela dica. Estava pensando em assistir ao Descendent mas acabei desistindo por pensar que era chato.
    Agora vou ver!

    Acredito que em breve estreará aí no Brasil "The Iron Lady". Gostemos da Senhora Thatcher ou não vale pela interpretação da Meryl Streep, que é simplesmente genial, terçando armas com a Helen Mirren em "A Rainha".

    Abraços!
    Guy

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,

    "Os Descendentes" está na minha lista. Obrigado pela dica.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, tambem assisti o filme Minhas maes e meu pai e adorei. Os Descendents esta nos planos para a proxima ida ao cinema, obrigada pela dica.

    Um beijo,

    Adriana Barros Woodward.

    ResponderExcluir