TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

29.- Da noite de ontem rede Bom Jesus, em Curitiba

Ano 6

CURITIBA

Edição 1883

Estou escrevendo esta edição quando a quarta-feira se transmuta em quinta-feira. Já houve muitas postagens de Curitiba, Algumas memoráveis. Além das estadas acadêmicas, ligo-me afetivamente a esta bela cidade, pois aqui mora minha querida irmã Tile (ora na França), meu cunhado Otelo e sobrinhos e sobrinhas e sobrinhos-netos. Mesmo sendo a segunda-vez aqui neste setembro, não sobrou tempo (pelo número reduzido de horas) para vê-los. Semana que vem passo aqui na quarta e quinta-feira, mas pelos horários será pouco provável alguma curtida familiar.

Redijo dentro da perspectiva de às 5 horas,, deixar o hotel para voar Curitiba/Guarulhos/Salvador. Não faz muito cheguei ao hotel. Onde passara, por cerca de meia hora, recém-chegado de Porto Alegre e a palestra no Colégio Bom Jesus.

É verdade que houve outra passagem traumática pelo hotel. Realmente a vida não é monótona. Fui esperado no aeroporto em São Jose dos Pinhais pela Professora Bárbara Ribeiro, consultora pedagógica da Moderna no Paraná.

A Bárbara levou-me à escola. Participei inicialmente de uma confraternização que ocorre nas últimas quartas-feiras de casa mês. A pedida setembrina eram saborosas panquecas. Terminado o ágape, algumas fotos.

Em uma estou com o Frei Claudino Gilz, um franciscano muito atencioso, que coordena o ensino religioso na Rede Bom Jesus, que tem uma forte marca da Mantenedora franciscana, Bárbara, da Moderna que patrocinou minha presença na escola e a Professora Rosane Maria Rudnick dos Santos, coordenadora da área de História. Na outra, Professor Isaias Silva, coordenador da área da Filosofia, quando ele eu estamos junto a uma tabela periódica no restaurante da escola.

Agora o momento mais trágico da noite. Quando subíamos ao auditório, dou-me conta que estava sem a pen-drive. Pânico. As sugestões: ‘da assim mesmo!’. Não as ouvi. A Bárbara me levou ao Hotel na hora do rush. Trinta preciosos ministros cortados de minha fala. Comprovei, como em Manaus, na última sexta-feira, que minha sabedoria está numa pen-drive.

A palestra Historia e Filosofia da Ciência catalisando propostas interdisciplinares correu bem, menos os minutos iniciais, onde estava muito tenso, pela minha trapalhada. Depois cerca de 40 professores, que já tinham lido o A ciência através dos tempos, numa parceria com Editora Moderna, aderiram a minha fala. Ao final as professoras Liziane e Ariadne ainda participaram de conversa para encerrar uma de minhas falas mais tensas, e, portanto, menos atrativas.

A Barbara e eu fomos celebrar a palestra e especialmente a maratona no trânsito curitibana com uma sopa, numa note com jeito de inverno. Encero, pedindo a cada uma e cada um de meus leitores se hoje, uma vez, mais este blogue se fez um diário de viagem. Ainda na noite de terça-feira, discutia com alunas e alunos que preciso contar nossas histórias. Se não fizermos, outros o farão. E contarão a sua maneira, Fiz a minha parte, contei de alguém que não soube falar sem ter uma muleta: uma pen-drive. Isto não precisava em minha história, mas...

4 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Vejo que você está definitivamente integrado ao mundo informático ao se sentir mudo em decorrência da falta de uma Pen drive. Abraços e desfrute minha querida Curitiba, capital de meu estado. JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Alô, Mestre!
    Só uma rapidinha.
    Pedindo mil perdões à minha querida Leal e Valerosa: Curitiba, para mim, é a cidade-modelo do Brasil!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    quando voltares podemos conversar sobre uma maneira simples de tornar os nossos arquivos disponíveis na internet, sem a necessidade de pen drive.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Meus queridos Henrique e Gabriel,
    neste setembro fiz 14 falas, em sete viagens a seis estados do Brasil.
    Poderíamos acessar o nosso querido Guy, para encerrar o ano letivo do São Mateus em dezembro.
    Com continuada disponibilidade,

    attico chassot

    ResponderExcluir